terça-feira, 20 de março de 2012

COELHOS DA PÁSCOA EM CROCHET - Reciclagem e Ecologia no Artesanato


"A sustentabilidade está direcionando o consumo mundial para um novo padrão de comportamento. Mais do que uma tendência, uma atitude responsável e urgente para a sobrevivência de nosso planeta. Desde 1998 a EuroFios produz fios e barbantes a partir de retalhos da indústria têxtil.

Nenhum produto químico é utilizado para tingimento, pois o fio é fabricado na cor do retalho que lhe deu origem. Nosso processo de produção valoriza a preservação do meio ambiente sem abrir mão da beleza e, principalmente, da qualidade. "(Fonte: EuroFios )



A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que não altera a nossa rotina, mas que fazem toda a diferença, como por exemplo, a reciclagem do lixo doméstico, de onde retiramos muitos frascos vazios que, com criatividade, resultam numa linda peça de artesanato.
 A reciclagem não é uma coisa nova pra mim, ela sempre fez  parte da minha vida. Na nossa família é uma coisa natural, tradicionalmente herdada dos meus bisavós(que eu não conheci), avós e  meus pais,  imigrantes espanhóis, sobreviventes das guerras, que vieram ao Brasil em busca de trabalho e uma vida melhor. Desde pequena eu aprendi que não se devia jogar nada, que aquilo que parecia lixo poderia servir para alguma coisa algum dia. Nada era descartável! Tudo tinha sua utilidade!

 Quando vi o tutorial desse casal de coelhos na Net, me lembrei que na minha geladeira havia Yakult, e que o frasco era semelhante ao do tutorial. Pensei: "vou fazer um casal de coelhos somente com materiais reciclados."

Tudo neles é reciclado! Os olhos vieram em 2 sabonetes de sapinhos que eu ganhei, os sabonetes eu usei. A rendinha é sobra de alguma coisa, que eu nem me lembro mais, estava  nos meus guardados há anos; a miçanga no miolo da flor nem sei, tenho tantas e tão antigas, devo te-la achado nos vãos do sofá.  Vocês já perceberam que nos vãos dos sofás cabem o mundo inteiro? Uma maravilha! LOL.


Dei apenas um toque pessoal, mudando as cores, fiz a gravata combinado com a roupa da senhorita coelha, usei a renda no lugar do cinto, enfim, a proposta é essa mesmo, reutilizar aquilo que você tem em casa.
Cada vez mais pessoas ficam estimuladas a contribuir para a preservação ambiental, mas muitas vezes não sabem o que fazer. Então aí vai uma dica: que tal começar pela reciclagem? Crie! Recicle! O planeta agradece!


A receita e o tutorial destes coelhinhos é grátis, e você pode encontrá-la no site Craft Passion , inclusive o passo a passo com fotos. A receita é protegida por direitos autorais e não solicitei autorização à sua criadora para traduzi-la pois é muito simples de fazer.
MATERIAL USADO:
Fio FIORE  da EuroFios nas cores: branca, pink e azul claro
Sobras de fio FIORE na cor vermelha.
Sobra de renda para o cinto da coelha
4 olhos de plásticos (vendido em lojas de material para artesanato, mas se não encontrar borde com fio preto)

Agulha para crochet de  2,00 mm    

Faça você também, é muito gostoso! A gente pode ir guardando os frasquinhos e fazendo aos poucos, quando a Páscoa chegar doar com ovinhos de chocolate para crianças carentes da sua igreja, comunidade ou bairro.
Bom trabalho!



quinta-feira, 1 de março de 2012

Coelho da Páscoa em Crochet


No dia 08 de Abril celebraremos a Páscoa Cristã, dia em que comemoramos a ressurreição de Cristo. 
Um dos símbolos da Páscoa é o Coelho, por esse motivo resolvi fazer esse coelho que é muito simples de ser executado. Como é um brinquedo,  pode cair nas mãozinhas de um bebê que leva tudo à boca, optei por não colocar os olhos(como a receita original) e sim bordá-los, assim, qualquer criança pode morde-lo e babar à vontade, sem riscos.

MATERIAL UTILIZADO
Barbante EuroRoma Cru 8 da marca EuroFios
Sobras do Fio Fiore da marca EuroFios nas cores vermelha e preta.
Agulha de crochê  de 4,00 mm
Agulha para bordar
Blush facial(aquele que você usa)  e um pincel,  para sombrear as orelhas.

A receita original do coelho está em Inglês, é protegida por direitos autorais e não tenho a permissão de sua autora para traduzi-la, porém, é muito simples de ser feito. A receita original é grátis e você pode encontrá-la no site http://tamiesnow.typepad.com