quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Moda Vintage 1946 : Penteador de Tricô - Liseuse


Desde que vi essa foto eu me perguntava, para que serve? Qual sua utilidade? Me pareceu um bolero, um casaquinho,  algo para sobrepor um vestido com um decote ousado para o ano de 1946. Mas o laço não se encaixou nesse contexto imaginário, um broche seria mais apropriado, e as franjas? Bem, não sou estudante de moda, mas creio que a utilidade não seria essa. O nome "Marquezinha" me remete àquela "cadeira marquesa", que ainda encontramos em algumas lojas de móveis, talvez venha daí o título da foto. Quem sabe seria algo para sobrepor uma camisola de alças ou sem mangas? 
Pesquisei  em dicionários e na Net a palavra "Penteador" e descobri que é o nome dado àquela espécie de capa que os cabeleireiros colocam em nossas costas para cortar ou arrumar o cabelo, evitando que os pelos caiam em nossas roupas.
Bem, se quiser fazer um, a receita está aí.
Atualizando: Conforme informação da Eliza, vejam o interessante comentário dela no post, o nome dessa peça em francês é "liseuse".  Quem quiser conhecer e seguir o lindo Blog da Vovó Eliza
é só clicar no link e se deliciar. Obrigada Eliza.
De acordo com o site Dicionário Informal :"S.f. (pal. fr.) Peça do vestuário feminino, espécie de casaquinho leve, mas usado sobre a camisola para aquecer, com que originalmente se lia na cama." Ainda, conforme o site modaspot.com : "Palavra francesa que designa um casaquinho acima da cintura, usado sobre a camisola para dormir."







Aproveito para agradecer a Marcela do Blog Fashionadictas por agraciar me com esses 3 prêmios tão lindos que deram mais cor e beleza ao meu blog.
"Muchas gracias guapa, por los prêmios y por  acordarse de mí y mi blog!  Millones de besos!"